top of page

SCRUM: manifesto ágil e princípios básicos importantes



Se você já estudou ou leu alguma coisa sobre metodologias ágeis, você provavelmente já ouviu falar do manifesto ágil. Você já sabe o manifesto decorado e está cansado de ler ou ouvir falar nele? Ótimo pois ele (o manifesto) - junto com os 12 princípios - é a base para responder várias questões da certificação ACP.

Se você está se perguntando: “Que danado é esse manifesto que todos falam e esses 12 princípios que nunca ouvi falar?” Não se preocupe. Por sua importância para o movimento ágil - e para a certificação - ele é o tópico que escolhemos para abordar no post de hoje.

O Manifesto

Em 2001, 17 especialistas em desenvolvimento de software que representavam diversas metodologias “ágeis” existentes se reuniram para discutir o que suas metodologias tinham em comum. Entre os signatários do manifesto ágil estavam: Andrew Hunt, Alistair Cockburn, Bob Martin, Dave Thomas, Jeff Sutherland, Jim Highsmith, Ken Schwaber, Kent Beck e Martin Fowler.

Desse encontro surgiu o Manifesto Ágil para reforçar os valores e princípios considerados importantes pelas metodologias ágeis.

Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo. Através deste trabalho, passamos a valorizar:

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.

Software em funcionamento mais que documentação abrangente.

Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos.

Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.

Gostamos sempre de reforçar a importância da última frase do manifesto: “Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizados mais os itens à esquerda”, reforçando, por exemplo, que existe sim valor em “processos e ferramentas”, mas que “indivíduos e interações” são mais importantes e devem ser fortalecidos no nosso dia-a-dia.

12 Princípios

Junto com o manifesto, também foram escritos 12 princípios que dão mais detalhes e reforçam os valores e a cultura expressos no manifesto. Muitas vezes os 12 princípios não são mencionados, mas eles são essenciais para entender a fundo do que se trata o movimento ágil. São eles:

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.

  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. ​​Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.

  3. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.

  4. Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.

  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.

  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.

  7. Software funcionando é a medida primária de progresso.

  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.

  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.

  10. Simplicidade--a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado--é essencial.

  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.

  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Para certificação, é extremamente importante que você se familiarize com o manifesto e os 12 princípios. E se você tiver dúvida em alguma questão, pense no manifesto, nos valores do manifesto, nos 12 princípios e tente responder com isso em mente.

Não esqueça de sempre estar revisando o material e fazendo os exercícios para ficar fera no SCRUM, hein? É extremamente importante, antes da prova, responder o máximo possível de questões para se familiarizar com o material e tirar de letra para a tão sonhada certificação. Bons estudos! :)

0 comentário
bottom of page