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Checklist ✍: 5 aspectos para entender a Cultura Ágil nas Empresas



Várias empresas hoje usam Scrum como ferramenta para gerenciamento de seus times, e isso é ótimo. Infelizmente, usar ou dizer que usa esse sistema de gerenciamento de projetos não é suficiente para tornar uma organização ágil, é preciso mais.

Como conversamos nos cursos da MANNIX, ser ágil vai muito mais além de simplesmente utilizar Scrum, XP, Kanban ou outros tipos de metodologias de gestão aplicada. Nada por si só é eficiente. E como cada caso é um caso, a ajuda da ferramenta pode ser extremamente eficaz quando olhamos para os elementos mais que importantes dos projetos: você e sua equipe!

Ser ágil ou tornar a sua organização ágil envolve abraçar um mindset que reforça a importância de características como transparência, adaptação e colaboração.

O objetivo do post de hoje é conversar sobre alguns aspectos que nos ajudarão a entender se a sua empresa é realmente ágil. Para ajudar, faça um checklist ↓ e compartilhe os resultados conosco nos comentários, estaremos prontos para te ajudar.

Vamos lá? 😉

✔ Foco no Cliente

O foco da sua empresa está no seu cliente? Para a cultura ágil, o cliente é a razão para qual trabalhamos é satisfazê-lo e ajudá-lo a atingir seus objetivos, da melhor forma possível, entregando valor frequentemente. E quem seria a melhor pessoa para definir o que tem valor? O próprio cliente. Ele é o responsável por guiar e direcionar o esforço do time na entrega de um produto ou solução com a qualidade que ele espera e na ordem de prioridade que ele espera.

Para o contexto ágil, colaboração com o cliente e foco no cliente é a base para todo o trabalho que será desenvolvido.

Desde o início do projeto, é essencial que ele esteja por dentro de tudo que está acontecendo, seja nos entregáveis até impedimentos ou riscos. Essa imersão total tem muitos benefícios, alguns deles são maior previsibilidade em problemas a serem resolvidos e maior satisfação com a entrega final.

✔ Colaboração

Seus times trabalham de forma colaborativa com um objetivo compartilhado? Para o ágil, é essencial que todos abracem o mesmo objetivo e que consigam trabalhar de forma colaborativa para atingi-lo.

Os objetivos são de todos, os resultados são de todos, sem individualismo, sem nichos.

Se sua empresa ainda está presa a hierarquias rígidas com um padrão de gestão muito diretivo, vale uma reflexão. Trabalhar com colaboração, e não cooperação é essencial para uma entrega de valor de qualidade e projetos bem-sucedidos. No final, é o aprendizado mais bem aproveitado. É preciso criar um organismo, no qual todos se ajudam e se importam igualmente com todas as partes dos entregáveis até o produto ou serviço final.

✔ Interações Curtas com Duração Fixa

Você está entregando resultado com valor para o seu cliente em interações curtas e frequentes? E quando falo de curtas são ordens de semanas e não meses...

Toda metodologia ágil tem algo em comum: entregas frequentes com pontos de validação do cliente sobre o andamento da solução que está sendo desenvolvida.

É o velho ciclo PDCA colocado em prática com o envolvimento do cliente e retroalimentação para a próxima interação visando a melhoria contínua. Existe uma cadência nas entregas e isso é importante para engajamento do cliente que sabe exatamente o que esperar da próxima entrega e quando ela será disponibilizada.

✔ Mudanças são Bem-Vindas

Quando o cliente liga para você e diz que quer mudar algo no produto que ele solicitou você fica feliz ou miseravelmente arrasado? Para o mundo ágil, a mudança é inevitável e bem-vinda a qualquer momento. Hurum... Vc leu certo! A qualquer momento. E mais do que isso:

Times ágeis observam o seu contexto de negócio, mudanças de tecnologias e necessidades do seu cliente para se manterem atentos às mudanças.

E é por isso que temos ciclos curtos de interação e estamos sempre mudando o que for necessário para um melhor produto, time, processo.

✔ Times com Autonomia

Seu time tem autonomia para tomar decisões importantes? Novamente voltamos a tocar num ponto relacionado a como a cultura e estrutura hierárquica de uma organização pode impactar na implantação e sucesso do ágil na sua empresa.

Os times ágeis são cross funcionais, auto organizáveis e responsáveis pelas decisões importantes do projeto ou produto.

Tudo pensado para reduzir dependências e impedimentos. É necessário que haja confiança entre os integrantes dos times e por parte da organização como um todo. Times estáveis, autônomos e empoderados pela organização conseguem atingir altos níveis de performance que são tão desejados por todos, com menos riscos e valores com maior qualidade.

Considerando esses aspectos, a sua empresa é ágil? Conta para a gente! 😃


Reflexão dos resultados

Sendo realista, pode não ser uma tarefa nada fácil tornar uma organização ágil. Mas, com passos simples e vontade de mudança, é algo que se tornará necessário aos poucos. É um processo de transformação da organização como um todo e não apenas dos times de desenvolvimento.

A jornada para o objetivo ágil pode ser às vezes tortuosa, mas empresas que chegaram lá não se cansam de citar os benefícios e resultados que atingiram com as mudanças implantadas através do SCRUM. No final das contas, é um processo de melhoria contínua como o próprio ágil prega, e a partir disso, tirar de cada projeto as lições aprendidas para o aperfeiçoamento contínuo do time e relações com o dono do produto.

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